papacarie
A cárie dentinária é uma infecção bacteriana crônica multifatorial que determina a destruição localizada de tecidos dentários mineralizados. O tratamento tradicional para a remoção da cárie inclui o uso de brocas adaptadas a motores de baixa e/ou alta rotação, de modo a tornar a cavidade pronta para receber o material restaurador.
Os métodos utilizados para remover tecido cariado devem ser capazes de distinguir a camada interna da cárie do tecido mais superficial e altamente infectado, em que as fibras de colágeno não podem mais ser remineralizadas. Além disso, esses métodos devem ser confortáveis para o paciente, de fácil utilização, silenciosos, indolores e não devem causar vibração.
As principais desvantagens do tratamento tradicional são: a possibilidade de desgaste abusivo da cavidade e remoção de tecido saudável, que pode levar à exposição da polpa, aquecimento, pressão exagerada sobre a polpa, vibração, ruído, estímulo doloroso e a necessidade de anestesia local, o que provoca aversão em muitos pacientes, especialmente em crianças.
O método de remoção químico-mecânico de cárie foi desenvolvido especificamente para superar essas barreiras e preservar o tecido saudável de dentina. Esse método é caracterizado pela utilização de um material que atua sobre o colágeno infectado da lesão, promove o seu amolecimento, não afeta os tecidos saudáveis adjacentes e evita estímulos de dor (ação química). Este método é caracterizado por remoção do tecido cariado amolecido através de escavação suave (ação mecânica), o que torna esta uma técnica eficaz para o tratamento de