Lesão Craniana (por impacto)
Introdução 3
Traumatismo Craniano 4 e 5
Lesão 5
Principais Sinais e Sintomas do Trauma Craniano 5 e 6
Tratamento 7
Primeiras Medidas 7
Cuidados Essenciais 8 Verifique Pulsação 8
Verifique a Respiração......................................................................................8
Estado das Pupilas 9
A Cor da Pele Revela Sinais 9
A Temperatura do Corpo 9
Capacidade de Movimentação 9
O que Fazer após o Socorro de Urgência? 10
Respiração 10
Diferença entre Paradas Respiratória e Cardíaca 11
Exemplos 11
Conclusão 12
Bibliografia 13
Introdução
O traumatismo craniano é um tipo de contusão ou ainda lesão na cabeça, pode ocorrer imediatamente ou se desenvolver lentamente no decorrer de várias horas, podendo ainda constituir-se em um traumatismo crânio encefálico.
Traumatismo Craniano
O trauma físico é uma lesão ou ferida mais ou menos extensa, produzida por ação violenta, de natureza física ou química, externa ao organismo.
Os danos da cabeça muitas vezes podem ser causados por uma variedade de mecanismos de traumas que provocam dor, edema e deformidades. Um traumatismo craniano pode ser tão forte a ponto de deixar o paciente inconsciente devido ao fato do crânio proteger o cérebro. A força do impacto pode ser transferida para o tecido cerebral causando a inconsciência do paciente, dificuldade em respirar e manter aberta as vias aéreas. Existem dois tipos de traumas cranianos, são eles:
Traumatismo craniano Aberto: Nesse tipo de traumatismo há a possibilidade de se sentir e ver a deformidade do crânio. Há sangue ou fluido claro amarelo saindo pelas orelhas ou nariz, esse fluido é o que protege o cérebro e que normalmente está localizado dentro do crânio; as pálpebras ficam inchadas, fechadas e começam a escurecer.
O cérebro também pode ser ferido em um