lesão celular
A célula pode se adaptar a uma condição fisiológica, ou seja, a uma condição funcional normal e pode tentar se adaptar a uma questão patológica.
Ex: os hormônios vão provocar uma série de efeitos nas células, estas tendem a se adaptar ao estímulo hormonal, se este estímulo acontecer em condições normais a célula vai se adaptar do ponto de vista funcional, fisiológico (normal), mas se existir um tumor numa glândula que produz este hormônio, sua concentração estará alterada, esta alteração provocará uma alteração a nível celular, uma alteração patológica, pois causará um dano. Mesmo com as alterações hormonais a célula tentará se adaptar as novas condições impostas, sendo que esta adaptação não é mais fisiológica, será uma adaptação patológica, pois está acontecendo um evento anormal na região destas células.
Quando se faz uma atividade física é natural que os hormônios se elevem, mas quando separa de fazer a atividade física é natural que eles retornem ao seu nível ótimo para garantir o correto funcionamento celular.
Adaptação Patológica:
-Em uma célula normal, dependendo do estímulo, pode se adaptar, já quando se estressa aumenta a demanda. Dependendo do estímulo a célula normal não consegue se adaptar, sofre alterações celulares podendo até morrer, se o estímulo for muito forte e nocivo. Outra condição é quando se impõe a célula normal um estímulo fraco, que se tem capacidade de adaptar, mas se este estímulo coexiste a célula tende a morrer. Isto significa que quando se tem uma agressão celular, seja ela qual for (agente químico, físico, biológico), a célula tende primeiramente a se adaptar, a natureza do estímulo é que vai garantir se haverá ou não a adaptação, se o estímulo for muito forte a célula pode morrer, se for mediano pode tentar se adaptar, se o estímulo for retirado pode recuperar suas atividades normais.
Se uma célula normal sofre agressão de um estímulo fraco, mas ele persiste, em um primeiro momento a célula pode