Porto Suape
O presente trabalho trata de um estudo sobre o Relatório de Impacto Ambiental – RIMA do Porto de Suape. O Porto de Suape é um porto brasileiro localizado no estado de Pernambuco, entre os municípios de Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca, na Região Metropolitana de Recife. Seu projeto foi baseado na integração porto-indústria, a exemplo de países como França e Japão.
Com área de influência abrangendo todo o estado de Pernambuco e parte dos estados de Alagoas e da Paraíba, o porto tem acesso rodoviário pela PE-060 e pela BR-101, na divisa de Pernambuco e Alagoas. É considerada a melhor infraestrutura portuária do Brasil.
O Complexo Industrial Portuário de Suape tem uma localização estratégica em relação às principais rotas marítimas de navegação, conectando-se com mais de 160 portos em todos os continentes, colocando-o em condições de ser o principal porto concentrador do Atlântico Sul.
A sua concepção de porto-indústria oferece condições ideais para a instalação de empreendimentos nos mais diversos segmentos. Suape conta com uma infraestrutura terrestre própria, em permanente desenvolvimento e modernização, com ferrovias e rodovias. O porto interno, recentemente, ganhou novos berços e, além disso, o Complexo ainda conta com fornecimento de gás natural, energia elétrica, água bruta e água tratada.
Já são mais de 100 empresas em operação, responsáveis por mais de 25 mil empregos diretos, e outras 50 em implantação. Entre elas, indústrias de produtos químicos, metalmecânica, naval e logística, que vão fortalecer os polos de geração de energia, graneis líquidos e gases, alimentos e energia eólica, além de abrir espaços em outros segmentos como metalmecânico, grãos e logística. Tudo isso somado supera os 40 bilhões de reais em investimentos, gera 15 mil novos empregos e mais de 40 mil empregos na construção civil. Em relação a Porto de SUAPE, objeto de investigação deste trabalho dados relatam que a localidade vive