Porto suape
Através de uma viagem proporcionada pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte a turma do 4º ano de Comércio (4.506.1M) teve a oportunidade de, no dia 14/12/12, visitar o Porto Suape (Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros) em Recife. A visita tinha como principal objetivo oferecer a oportunidade de nós, alunos, verificarmos de perto o processo logístico e econômico vivido no porto, já que este é considerado um dos maiores e mais importantes do Brasil, servindo de conexão entre nossa costa e a África, América do Norte e Europa.
Devido a sua grandeza e importância logística e econômica o Porto Suape se torna um local de perigrinação obrigatória a todos que se interessam pela complexidade e fascínio do processo logístico, tendo sido, sem dúvidas, umas das viagens de maior importância para toda a classe. Contamos com o apoio de funcionários que nos guiaram por toda a visitação, fator que sem dúvidas nos levou a um maior entendimento e aproveitamento de todo o percurso. Com o apoio do administrativo do porto pudemos verificar pessoalmente e internalizar processos que apenas havíamos estudado em sala, o que sem dúvidas será um diferencial na nossa introdução ao mercado de trabalho.
O que é o porto Suape
O porto Suape - também chamado de Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Geuiros - localiza-se na zona costeira de Recife, e é um dos mais importantes polos de investimento do nosso país. Com uma profundidade de 15,5m a 20m e projeto de expansão para o ano de 2013 o porto é, por exemplo, mais profundo do que o do nosso estado e é capaz de suportar návios de grande porte, o que o auxília na missão de ligar mais de 150 portos por todo o mundo. A palavra “Suape” com o qual foi batizada vem da língua dos indígenas nativos, que se referiam ao local onde o porto está instalado como o lugar de “caminhos tortuosos”. Engana-se quem imagina que o hoje chamado Porto Suape tem o início de sua