Lesão celular
As causas de lesões e doenças, denominadas agressões ou agentes lesivos, são muito numerosas. Qualquer estímulo da natureza, dependendo da sua intensidade, do tempo de ação e da constituição do organismo (capacidade de reagir), pode produzir lesão.Didaticamente, as causas de lesão e doenças são divididas em dois grandes grupos: exógeno( do meio ambiente), e endógenas( do próprio organismo).
Nem todas as doenças ou lesão têm causa conhecida. Nesses casos, a doença ou a lesão é denominada criptogenética.
As causas exógenas são representadas por agentes físicos, químicos e biológicos e os devios da nutrição.
As causas endógenas estão relacionadas ao patrimônio genético, a resposta imunitária e os fatores emocionais.
Esta lesão celular pode ser reversível ou irreversível.
Reversível: ocorre quando a célula agredida pelo estímulo nocivo sofre alterações funcionais e morfológicas, porém mantém-se viva, recuperando-se quando o estímulo nocivo é retirado ou cessa.
Inrreversível: quando a célula torna-se incapaz de recuperar-se depois de cessada a agressão, caminhando para a morte celular.
Causas das lesões:
• Hipóxia e Anóxia.
• Agentes físicos.
• Agentes químicos e drogas.
• Agentes infecciosos.
• Reações imunológicas.
• Distúrbio genético.
• Desequilíbrios nutricionais.
Hipóxia e Anóxia:A redução do fornecimento de oxigênio as célilas é chamada hipóxia, enquanto a parada total desse suprimento é denominado anóxia.Hipóxia e anóxia são causas muito freqüente e importante de lesão e doenças.Diversas causas produzem obstrução vascular que leva a redução do fluxo sanguíneo(oligoemia,com hipóxia) ou sua parada(isquemia, com anóxia):dependendo da intensidade e da duração do fenômeno e da suscetibilidade a privação de O2 e os nutrientes, as células degeneram e morrem.
Agentes físicos: Trauma, calor, frio, radiação.
Agentes químicos e drogas: Drogas terapêuticas, venenos, álcool, narcóticos.
Agentes infecciosos: Vírus bactérias, fungos