Lesão celular
DEGENERAÇÕES – NECROSES
APOPTOSE – PIGMENTOS
CALCIFICAÇÕES
[pic]
LESÃO CELULAR
Neste capítulo serão estudadas as alterações das células que sofreram algum tipo de agressão e se encontram moribundas ou mortas, de que maneira ocorrem esses processos, como podem ser reconhecidos e qual é o seu significado nas doenças.
DEGENERAÇÕES
As alterações morfológicas decorrentes de alterações funcionais, são denominadas de degenerações. A definição clássica, cunhada por Virchow é: “Degenerações são alterações regressivas das células que se manifestam por modificações citoplasmáticas e nucleares e por diminuição da função celular”. Geralmente as alterações degenerativas são consideradas reversíveis, uma vez que as funções celulares retornam ao normal quando eliminado o agente causal.
[pic]
É possível reconhecer alguns tipos básicos de processos degenerativos, permitindo o seu agrupamento. È geralmente adotado o critério de classificação de Letterer, que divide as degenerações de acordo com a natureza química da substância acumulada na célula lesada. Segundo esse critério, podemos reconhecer os seguintes tipos de degenerações: 1) com acúmulo de água; 2) com acúmulo de proteínas; 3) com acúmulo de lipídios e 4) com acúmulo de glicídios.
Degenerações caracterizadas por acúmulo de água – É a resposta mais comum a qualquer tipo de agressão celular. Esta alteração é mais prontamente observável microscopicamente nas células endoteliais e epiteliais. Neste tipo de degenerações se incluem a tumefação turva, degeneração granular, degeneração albuminosa, degeneração acidófila, degeneração hidrópica ou vacuolar e a degeneração baloniforme. Representam distintos graus de acúmulo de água, que se refletem em aspectos variados do citoplasma celular, originando as diferentes denominações.
[pic]
Estas degenerações são causadas por numerosos agentes agressores, como hipóxia, hipertermia, intoxicações,