Les Es Oculares
Conselho Brasileiro de Oftalmologista acredita que aconteça cerca de 150 mil destes acidentes por ano.
Os acidentes de trabalho que comprometem os olhos estão entre as principais causas da perda de visão temporária e permanente em todo mundo. De acordo com especialistas brasileiros, cerca de 90% destes incidentes seriam evitados com o simples uso de equipamentos de proteção adequados. Uma grande porcentagem das lesões oculares causadas gera defeitos visuais permanentes. Muitos trabalhadores sentem na pele essa estatística: dentre os acidentes oculares de trabalho, 12% causam problemas irreversíveis.
Recentemente o CBO – Conselho Brasileiro de Oftalmologia divulgou um levantamento parcial revelando que no Brasil acontecem aproximadamente 150 mil acidentes ocupacionais oculares por ano. É importante frisar que não há pesquisas ou estatísticas precisas sobre o número real de acidentados, pois a maioria das vítimas não procura atendimento especializado, o que pode ultrapassar significativamente essa estimativa. Cerca dos 410 acidentes oculares que ocorrem diariamente em todo o país destes, 25 são irreversíveis. A falta de uso de equipamento de segurança, principalmente óculos de proteção, continua sendo um dos principais problemas.
Entre os trabalhadores mais atingidos estão os profissionais que lidam com instrumentos pontiagudos, diz Roberta Abdulmassih, médica especialista do HCO – Centro Completo em Oftalmologia. “Metalúrgicos, marceneiros, funcionários da construção civil ou da indústria automotiva são os que mais sofrem com estes acidentes. Estilhaços de vidro, lascas de madeira, minúsculas partículas de metal ou plástico, pregos ou qualquer outro material perfurante pode causar sérios danos ao globo ocular”, revela a oftalmologista.
A médica revela que mesmo com a oftalmologia sendo uma das áreas da medicina que mais avança em conhecimentos e tecnologia, e tendo no