Lep e lec
O planejamento e controle de estoque das organizações, deve sempre estar alinhados com os objetivos que a empresa possui, em um determinado período.
Ter estabelecido à otimização do abastecimento de seus produtos, será o diferencial para que a empresa SSS-SA., não tenha mais perdas ou mal armazenagem de seus materiais. Ou seja, nossa principal busca para esse caso, será o equilíbrio entre: compra para qual período do consumo, a alocação de recursos financeiros no estoque, área e equipamento de armazenagem e custo de realizar o suprimento.
Com essas características, centralizamos o problema em: Ausência de um planejamento de compra e produção da Empresa SSS-SA. Em busca de possíveis soluções, os conceitos estudos dentro da administração da produção II foram: Planejamento e Controle de Estoque, LEP, LEC e Custo de estoques.
2 - Revisão Bibliográfica
2.1 Planejamento e Controle de Estoque
Segundo Slack (2009, p.355) o planejamento e controle de estoque, visa a harmonia entre o fornecimento e a demanda. Ou seja, é o alinhamento entre a quantidade que o mercado requer, o momento em que a entrega dessas solicitações acontece, e os custos gerados para que tudo aconteça com qualidade e eficácia.
Tipos de estoque
• Estoque de segurança ou estoque isolador: visa, compensar as incertezas inerentes a fornecimento e a demanda.
• Estoque de ciclo: ocorre quando um ou mais estágios na operação não podem fornecer simultaneamente todos os itens que produzem.
• Estoque de desacoplamento: cria oportunidade para programação e velocidades de processamento independentes entre os estágios do processo.
• Estoque de antecipação: mais usado quando as flutuações de demanda são significativas, mas relativamente previsíveis.
• Estoque no canal ou de distribuição: existem porque o material não pode ser transportado instantaneamente entre o ponto de fornecimento e o ponto de demanda. E também existem entre os processos em que o arranjo físico é