leonhard euler
... perdeu um olho e [o outro], actualmente possam estar em perigo mesmo.
No entanto, em Calinger argumenta que os problemas de Euler visão quase certamente começou mais cedo e que a febre alta de 1735 foi um sintoma da tensão ocular. Ele também argumenta que o retrato de Euler de 1753 sugere que, nesta etapa, a visão de seu olho esquerdo ainda era bom, enquanto que a do olho direito era pobre, mas não completamente cego. Calinger sugere que o olho esquerdo de Euler ficou cego de uma catarata mais tarde, em vez de fadiga ocular.
Por volta de 1740 Euler tinha uma reputação muito elevada, tendo ganho o Grande Prémio da Academia de Paris em 1738 e 1740. Em ambas as ocasiões, ele dividiu o primeiro prêmio com os outros. Reputação de Euler foi trazer uma oferta para ir a Berlim, mas na primeira ele preferiu permanecer em São Petersburgo. No entanto agitação política na Rússia, fez a posição dos estrangeiros, particularmente difíceis, Euler contribuiu para mudar de idéia. Aceitar uma oferta melhorada de Euler, a convite de Frederico o Grande, foi para Berlim, onde uma academia de ciência foi planejada para substituir a Sociedade das Ciências. Ele deixou São Petersburgo, em 19 de junho de 1741, chegando em Berlim em 25 de julho. Em uma carta a um amigo Euler escreveu:
Eu posso fazer o que eu quiser [em minha pesquisa] ... O rei me chama de seu professor, e eu acho que eu sou o homem mais feliz do mundo.
Mesmo em Berlim, Euler continuou a receber parte do seu salário da Rússia. Para que essa remuneração que ele comprou livros e instrumentos para a Academia de S.