Leonhard euler
Leonhard Euler foi um brilhante matemático nascido em Basileia na Suíça. No princípio seus pais queriam que seguisse carreira religiosa, mas logo ele mesmo precebeu seus dons com os números, onde logo cedo se matricula da Universidade da Basiléia.
Nesta nova fase de sua vida onde já era muito conhecido e admirado por sua sabedoria Euler consegue resolver um difícil problema matemático, quando ficou muito famoso.
Apartir de então sua vida se volta para a matemática onde atuou até o fim de seus dias.
LEONHARD EULER
Euler nasceu em Basiléia, Suíça, mas logo apos seu nascimento sua familia, mudou-se para a cidade de Riehen, onde passou a maior parte da sua infância. Sua familia determinou que ele estudaria teologia e seguiria a carreira religiosa. Aos 14 anos volta a sua cidade natal e matricula-se na Universidade de Basileia, onde morou com sua avó, e em 1723, recebe o grau de Mestre em Filosofia. Recebia, aos sábados à tarde, lições de Johann Bernoulli, matematico muito importante na europa que rapidamente descobriu o seu talento para a matemática. Para vontade do seu pai, Euler ainda estudava teologia, hebreu e grego.
Johann Bernoulli resolveu interferir na sua carreira de pastor pois viu a grande capacidade de Euler na matematica. Em 1727 Euler aceitou integrar a Academia de São Petersburgo. Euler começou a dominar a língua russa e criou a sua vida em S. Petersburgo. Também aceitou um trabalho adicional como médico na Marinha Russa. Em 1731 Euler foi feito professor de fisica pela sua classificação no ranking da escola. Dois anos mais tarde, Daniel Bernoulli partiu para Basileia, sendo substituído por Euler como professor de Matemática. Com este novo cargo, viu o seu orçamento melhorar, o que lhe permitiu trabalhar mais na sua pesquisa Matemática e constituir família. Euler casou e teve 13 filhos, dos quais 5 sobreviveram a infancia.
Em 1735 Euler resolve um problema que lhe dá fama mundial – o chamado “problema da Basileia”. Trata-se