Etica e sustentabilidade
Silvia Soares dos Santos
“A Ética busca o bem dos seres humanos e a Sustentabilidade busca o bem do planeta e de todas as suas espécies”, conciliar a ética e sustentabilidade não é uma tarefa fácil. O mercado é uma corrida maluca pelo ganho de lucro e são poucas empresas que se preocupam em conciliar isso. Vender a ética e a sustentabilidade é um bom marketing atualmente pois os recursos naturais estão se esgotando e o homem moderno ainda busca mais qualidade de vida.
A Natura é a única companhia genuinamente brasileira listada no ranking das companhias mais éticas do mundo. No Brasil desde 2007, a Natura informou que a empresa é a maior fabricante brasileira de cosméticos e produtos de higiene e beleza e líder no setor de venda direta no Brasil, com uma receita anual superior a R$ 5,5 bilhões. Sediada em Cajamar, São Paulo, a companhia conta com quase 7 mil colaboradores, que atuam nas operações do Brasil, Argentina, Chile, México, Peru, Colômbia e França.
Criado pela natura, o projeto Reciclagem de Produtos da Natura, que teve seu início em cidade do Recife e depois em São Paulo. Por meio deste projeto consultores (as) ajudaram a recolher 90,8 toneladas de embalagens pós-consumo de produtos da Natura, conforme representado no Quadro 2.
A Natura assume que uma empresa ambientalmente responsável deve gerenciar suas atividades de maneira a identificar os impactos sobre o meio ambiente, buscando minimizar aqueles que são negativos e ampliar os que são positivos. Deve, portanto, agir para a manutenção e melhoria das condições ambientais, minimizando ações próprias potencialmente agressivas ao meio ambiente e disseminando para outras empresas as práticas e conhecimentos adquiridos na experiência da gestão ambiental (NATURA, 2009).
A Natura busca o desenvolvimento sustentável promovendo o plantio de espécies que são utilizadas na fabricação de seus produtos e apoiando empresas e cooperativas que fazem um plantio de