a arvore
Domingos Pellegrini
Uma planta diferente
“A árvore que dava dinheiro” é um grande sucesso do escritor Domingos Pellegrini. Lançada em 1981. esta novela até hoje encanta leitores do Brasil inteiro.
Novela? Isso mesmo. Essa palavra é usada há séculos como nome de um gênero literário. Mas tanto tempo não foi suficiente para chegar a uma definição exata sobre ele. Às vezes é difícil dizer se uma obra é novela, conto ou romance.
O certo é que as novelas literárias têm pontos em comum com as que o Brasil inteiro vê na televisão. Por exemplo. as várias tramas que acontecem ao mesmo tempo e vão se entrelaçando.
É o que acontece em “A árvore que dava dinheiro”, que conta uma situação vivida pelos moradores da pequena Felicidade: no meio da praça central da cidade, aparece uma árvore que, em vez de dar flores e frutos, dá dinheiro sem parar.
Claro que cada um trata de colher o que pode. De bolsos cheios, as pessoas acham que resolverão todos os seus problemas. Será? Bem, isso você vai descobrir lendo estas páginas.
Um aviso: não adianta procurar Felicidade no mapa. É uma cidade tão inventada quanto a árvore de dinheiro. Mas a história toca em idéias, desejos e frustrações que todos nós, alguns mais, outros menos, conhecemos muito bem.
Sumário Geral
As sementes
As árvores
As flores
Mais flores
E mais flores
O pó
Os frutos
As sementes
Era uma vez em Felicidade um velho tão unha-de-fome que andava uma semana com o chinelo esquerdo, pé direito com sapato — para ninguém dizer que ele era pobre. Depois andava outra semana com o chinelo direito, o pé esquerdo com sapato: chinelo é mais barato e, assim, os sapatos duravam anos. Até que um dia ele morreu, sem desconfiar que aquela dor nas costas era de andar com um pé mais alto que o outro.
Se Cristóvão Colombo se chamasse Américo Vespúcio, tinha descoberto a América do mesmo jeito; e Joaquim José da Silva Xavier era tão Joaquim