leonardo mata
Entrevista a: Francisco Banha
1.
O que é o empreendedorismo? E ser empreendedor?
Empreendedorismo é um termo que designa a capacidade de iniciativa, em particular a iniciativa daquele que
“empreende” algo – não obrigatoriamente no âmbito empresarial pois Madre Teresa de Calcutá foi uma das maiores empreendedoras da história da Humanidade e que eu saiba não criou nenhuma empresa. Ser empreendedor é tomar essa capacidade de iniciativa e ser capaz de a implementar no quotidiano, no ambiente de trabalho mas também na esfera pessoal de cada um. Ser empreendedor é também questionar a realidade e procurar novas soluções para ultrapassar problemas e desafios.
2.
Sabemos que esta é uma área onde tem tido intervenção activa desde há longos anos. Como lhe surgiu a ideia? Antes de mais sou um empreendedor e acredito na capacidade das pessoas para implementarem a mudança, com criatividade e paixão. Tive oportunidade, em 2004, de conhecer, por intermédio do empreendedor e meu amigo Rui Câmara e Sousa, o Professor Canadiano Chris Curtis, um “guru” no ensino do empreendedorismo cuja capacidade de comunicação e partilha do que é o empreendedorismo desde logo apreciei . Daí a criar, em 2006, uma empresa dedicada exclusivamente ao ensino do empreendedorismo acabou por ser um passo natural dado que tudo estava ainda por fazer. Cedo me apercebi que outras pessoas, como eu, em particular no Centro de
Empresas e Inovação da Madeira, logo de seguida nas Câmaras Municipais de Cascais e de S.João da Madeira e posteriormente em muitos outros Municípios, acreditavam no despertar para o empreendedorismo das camadas mais jovens. Essa consciência dos Municípios de que este elemento didático faltava nos programas escolares levou-nos a criar programas, dedicados para vários níveis de ensino, onde as crianças e jovens são levadas a experimentar e a ser desafiadas pelo empreendedorismo.
3.
Podemos nós aprender a ser empreendedores?