Leonardo caires
CULTURA ORGANIZACIONAL
Para compreendermos o conceito de Clima Organizacional, temos de compreender o que é Cultura Organizacional e como ela se manifesta. Desta forma, a cultura é quando nos referimos à forma de como os valores da organização são disseminados, absorvidos e propagados pelos colaboradores para o alcance dos objetivos organizacionais. A análise cultural está propensa a mudar com o decorrer do tempo, devido a variáveis ambientais e/ou culturais A compreensão sobre o que são os valores organizacionais e como estes são absorvidos pelos colaboradores possibilita aos gestores desenvolverem de forma estratégica quais ações serão desenvolvidas em um determinado ciclo organizacional.
DEFINIÇÃO DE CULTURA ORGANIZACIONAL É o conjunto de preceitos, políticas administrativas, valores e crenças que dão forma ao modo especial e único de como as pessoas agem e interagem dentro de uma organização e conseqüentemente colaboram para o estabelecimento de uma cultura e clima organizacional.
[pic]
Alguns autores, como Chiavenato, 1999; afirmam que a cultura organizacional pode sofrer mudanças ao longo do tempo, mesmo que a organização resista a elas. É importante salientar que as organizações, muitas vezes, estão inseridas em um mesmo contexto sócio-econômico-cultural, no entanto, apresentam características singulares. Isto deve-se a inúmeras variáreis, como o modelo de gestão que recebem, o tipo de liderança predominante, o comprometimento de seus colaboradores, a sub-cultura local com suas respectivas crenças e tabus, enfim a uma diversidade de fatores que irão constituir uma cultura organizacional diferente em cada organização.
CLIMA ORGANIZACIONAL
De acordo com Edela (1978), o clima organizacional é um fenômeno resultante da interação dos elementos da cultura, como preceitos, caráter e tecnologia. Decorre do peso dos efeitos de cada um desses elementos culturais, valores, políticas, tradições, estilos