Lenz
Após completar o ensino secundário em 1820, Lenz estudou química e física na Universidade de Tartu. Viajou com Otto von Kotzebue na sua terceira expedição à volta do mundo entre 1823 e 1826. Durante a viagem, Lenz estudou as condições climatéricas e as propriedades físicas da água do mar.
Ganhou fama por ter formulado a lei de Lenz em 1833. Além da lei nomeada em sua honra, Lenz também formulou a lei de Joule em 1842.
Pesquisou condutividade de vários materiais sujeitos a corrente elétrica e o efeito da temperatura sobre a condutividade.
Descobriu a reversibilidade das máquinas elétricas.
Professor de física na Academia de Ciências de São Petersburgo (1836).
Em Agosto de 1864 foi para a Itália, por razões médicas. Morreu em 10 de fevereiro de 1865, em Roma.
Lei de Lenz[editar | editar código-fonte]
A relação entre o sentido da corrente elétrica induzida em um circuito fechado e o campo magnético variável que a induziu foi estabelecida pelo físico russo Heinrich Lenz. Ele observou que a corrente elétrica induzida produzia efeitos opostos a suas causas. Mais especificamente, Lenz estabeleceu que o sentido da corrente elétrica induzida é tal que o campo magnético criado por ela opõe-se à variação do campo magnético que a produziu. Em outras palavras, para gerar uma corrente induzida, é necessário gastar