Lentes Esféricas
BRIAM, RENE, WILLIAN, JONATAS, LUCAS B., PAULO, MATEUS C., EVERTON
LENTES ESFÉRICAS E ÓPTICA DA VISÃO
CASCAVEL, PR
2014
FAG-FACULDADE ASSIS GURGACZ
BRIAM, RENE, WILLIAN, JONATAS, LUCAS B., PAULO, MATEUS C., EVERTON
LENTES ESFÉRICAS E ÓPTICA DA VISÃO
Trabalho apresentado como requisito parcial de conclusão da disciplina de Física – Ótica e Eletricidade, do curso de Engenharia Mecânica, da Faculdade Assis Gurgacz.
Professor Orientador: Ronaldo Tansini
CASCAVEL, PR
2014
Introdução.
Dentro da física temos um tópico sobre óptica geométrica, a que mais se destaca pela sua utilidade no cotidiano e o estudo das lentes esféricas. As lentes esféricas são dispositivos ópticos que funcionam por refração da luz e são muito utilizados no dia a dia, em óculos, câmeras fotográficas, telescópios. Geralmente e construído a base de vidro, mas o plástico também pode ser utilizado, com as características de ser transparente e com superfície esférica, dependendo da curvatura as lentes podem ser classificadas como convergentes ou positivas quando a parte do centro é mais espessa que as bordas, divergentes ou negativas: se o centro é mais fino que as bordas.
Lentes Esféricas.
Desde os simples óculos até os sofisticados equipamentos de observação e de projeção utilizam lentes esféricas. Nos microscópios, telescópios, câmaras filmadoras e projetores as lentes comparecem isoladas ou associadas, mas sempre com função vital.
Chama-se lente esférica a associação de dois dioptros: um necessariamente esférico e o outro plano ou esférico.
As lentes são corpos transparentes, geralmente fabricados em vidro ou acrílico. E como tal, ao serem atravessados pela luz, fazem com que esta sofra duas refrações.
As Lentes esféricas classificam-se em duas grandes categorias: Lentes de bordas finas e lentes de bordas grossas.
Comportamento