Lente De Contato
Lentes de contato são discos pequenos, finos, feitos de material transparente. As superfícies exteriores têm um formato feito sob medida para corrigir ou melhorar a visão, e o lado interno é formado cuidadosamente para se adaptar à córnea (aparte transparente da frente do olho incluindo a íris e a pupila). Hoje, as lentes são comumente macias (flexíveis), mas as duras (rígidas) ainda estão disponíveis. As lentes de contato podem ser uma forma segura e eficaz de corrigir a visão da maioria de pessoas. As pessoas que as usam, contudo, devem seguir as recomendações de seu especialista de olhos - esse cuidado inclui quanto tempo as lentes podem ser usadas continuamente, como devem ser limpas e guardadas, e a boas práticas de higiene a seguir ao usá-las ou manuseá-las.
Seguem abaixo algumas normas recentes que padronizam a rotulação das propriedades físico químicas das lentes de contato, fornecendo mais informações específicas sobre cada marca e modelo ao profissional de segurança no trabalho:
ISO 18369-1 - Óptica oftálmica - Lentes de contato - Parte 1: Vocabulário - Sistema de classificação e recomendações de especificações de rotulagem.
Esta norma identifica e define os termos aplicáveis às propriedades físicas, químicas e óticas de lentes de contato, sua fabricação e usos. Ele fornece um vocabulário de termos e, quando for o caso, o símbolo internacional e abreviação associada a um termo específico. Também define os termos relativos ao contato com produtos para lentes, incorpora as classificações de materiais de lentes de contato e dá recomendações para a rotulagem das especificações de lentes de contato. ISO 18369-2 - Óptica oftálmica - Lentes de contato - Parte 2: Tolerâncias
Especifica os limites de tolerância dos principais parâmetros ópticos e físicos de rígidos, suave e lentes de contato rígidas esclerais. ISO 14729 - Óptica oftálmica - produtos para lentes de contato - requisitos microbiológicos e métodos de ensaio para