Analise Do Livro Incidente Em Antares
Biografia
Érico Veríssimo nasceu em Cruz Alta - RS, do dia 17 de dezembro de 1905. Foi um dos escritores mais populares do século XX. Entre suas obras mais famosas estão Olhai os Lírios do Campo, Caminhos Cruzados, O Tempo e o Vento, Incidente em Antares, entre outros. Escreveu também contos e livros infanto-juvenis. Morreu em Porto Alegre no dia 28 de novembro de 1975.
Contexto Histórico
Características
Romance Político
Denúncia da realidade brasileira
Temas Históricos
Era Vargas,
O Estado Novo,
O Golpe de Estado de 1937,
Fim do Estado Novo,
O Golpe Militar de 1964,
Ditadura Militar.
Modernismo - Segunda Fase
O modernismo vive uma 2ª fase a partir de 1930. Os temas sociais ganham destaque e o regionalismo amplia sua tematica. Paisagem e personagens típicos são usados para abordar assuntos de interesse universal. Em Incidente Em Antares, se discute os problemas do homem e=na sua dimensão universal e temporal. Érico reflete sobre a realidade social e política do Brasil nos anos 60 - contra o autoritarismo que impunha ao país um regime de sombras e de terror.
Enredo
Incidente em Antares, o último romance do escritor Érico Veríssimo, foi publicado no ano de 1971. A obra, enquadrada no estilo modernista, é de cunho político.
A cidade de Antares é um pequeno município do Rio Grande do Sul que fora comandada por Chico Vacariano até que um oponente, Anacleto Campolargo, aparece para disputar o domínio do feudo, dando origem à rivalidade entre as duas famílias por cerca de sete décadas.Com o passar do tempo, a cidade recebe a vista de Getúlio Vargas que consegue aplacar a rivalidade entre as duas famílias e consegue formar uma aliança entre eles.Com o tempo, a cidade vai seguindo os acontecimentos políticos, entre outros acontecimentos da história brasileira até que, em 1963, ocorre o incidente mencionado no título do livro.Morrem na cidade, inesperadamente, sete pessoas entre eles a matriarca da família dos Campolargo, mas os