lentes de contato
O globo ocular está alojado numa cavidade óssea que é denominada órbita, e tem como responsabilidade captar a luz refletida pelos objetos. Em torno do globo encontram-se estruturas “ajudantes” que são as pálpebras, sobrancelhas, conjuntiva, músculos e aparelho lacrimal. Estruturas do olho que fazem parte do processo de visão:
-Córnea: É uma membrana fina e transparente, fica na porção anterior e reveste o olho contém cinco camadas elas são: Epitélio, Membrana de Bowman, Estroma, Membrana de Descemet e Endotélio. Sendo ela o primeiro meio de refração do olho.
-Humor aquoso: Líquido aquoso que se encontra entre a córnea e o cristalino sua função é preencher a camada anterior o olho.
-Cristalino: É a lente do olho, fica localizado atrás da pupila, sendo o órgão que faz a função de focalizar a luz, é altamente flexível e muda constantemente sua forma para focalizar em variadas distâncias. Ao passar a idade o cristalino pode ficar opaco causando a Catarata.
-Humor Vítreo: Um líquido transparente que se adere à retina preenche a cavidade do globo ocular.
-Retina: Uma camada interna do fundo do olho que possui várias células fotorreceptoras que transformam a luz em impulsos elétricos, que pelo nervo óptico será levada para o nosso cérebro.
-Nervo Óptico: É uma fibra nervosa, que se forma das células da retina e possui um cordão volumoso e arredondado. Tem como função captar informações vindas da retina, e direcionas ao centro de visão que se aloja no cérebro.
1.1 PROCESSOS DE FORMAÇÃO DA IMAGEM
Ao olhar para um objeto, os raios luminosos passam pela córnea, atravessando o humor aquoso o cristalino e o humor vítreo, chegando à retina, que passa pelo nervo óptico, e segue até o córtex visual aonde a imagem é formada. Para que isso funcione corretamente requer que todas as estruturas do olho estejam bem saudáveis.
Veja na imagem a seguir:
FIGURA 1: Mecanismo da visão
Imagem: