lendas
- Como se chama essa terra?
Pego de surpresa, Baum olhou em volta a procura de inspiração. Num canto da sala havia uns arquivos, e um deles estava marcado com as letras O - Z.
'A Terra de Oz!', exclamou sem saber que acabava de acrescentar uma nova palavra à língua inglesa.
Nascia então um dos livros de mais sucesso de todos os tempos: "The Wonderful Wizard of Oz" (O Maravilhoso Mágico de Oz).
Baum e o ilustrador Denslow queriam que o livro fosse refinado e tivesse cores, o que era raro na época. Seriam 24 gravuras coloridas e mais de 100 ilustrações em duas cores.
O livro foi considerado uma inovação e arrancou elogios do The New York Times. A publicação vendeu 90 mil exemplares, tornando-se best seller por dois anos consecutivos.
A ideia de Baum era escrever um volume só. No entanto, o apelo que tinha para as crianças e a forma com que despertava a atenção delas fizeram com que o livro fosse um sucesso, e, quatro anos depois, a pedido do público, ele escreveu uma continuação.
Ao todo foram 14 volumes escritos por Baum contando as histórias da Terra de Oz. Seu último livro, 'Glinda of Oz', foi publicado um ano após sua morte, em 1920, mas a série de Oz continuou a ser escrita e publicada ainda por muito tempo por meio de vários autores.
A obra de Baum tem sido traduzida para diversos idiomas e adaptada para o cinema, teatro e televisão.
Dois anos depois da publicação, Baum, Denslow, o compositor Paul Tietjens e o diretor Julian Mitchell produziram um musical baseado na história do livro. O espetáculo 'O Mágico de Oz' estreou em Chicago para, logo depois, conquistar os palcos da Broadway. A produção acabou