Leitura
O significado da expressão "a leitura do mundo" precede a leitura da palavra de Paulo Freire
Paulo Freire, pensador brasileiro, afirma que a leitura do mundo precede a leitura da palavra. Antes de ler a palavra, a criança lê o mundo através de gestos, olhares, expressões faciais, do cheiro, do tato, do olfato.Como qualquer leitura é uma produção de sentido, as crianças procuram criar sentidos para o mundo que o rodeia.Através desta "leitura do mundo" as crianças começam a perceber as relações espaciais existentes, as relações de afeto, observam que cada coisa ocupa um lugar e tem um nome, manifestam preferência e rejeições...É no contato com "outro", e com o "mundo" que a criança constrói símbolos, inicialmente muito singulares e próprios até chegarem a se construir em significados compartilhados socialmente.Neste sentido, antes de ler a palavra, a criança já vivenciou diversas leituras do mundo.
As diferentes linguagens sobre a leitura de mundo de cada um
A partir do momento em que a criança vai percebendo o que está à sua volta , as diferentes linguagens que a cercam , começa a ampliar sua visão de mundo.Uma criança que vê filmes, novelas, desenhos animados, lê livros, participa de atividades. variadas, que conta, dramatiza, enfim, que utiliza as várias linguagens, amplia seus horizontes, sua visão do mundo. Quanto mais experiências ele tem, mais ele cresce.
A leitura de mundo e a interferência na leitura da palavra:
Partindo de um exemplo típico utilizado em cartilhas: "O vovô viu a uva" Imagine que a criança não conheça um avô ou que de fruta ela só conheça a banana.Vai ficar difícil para ela levantar hipóteses sobre a leitura partindo da sua vivência, se no caso ela nunca vivenciou o que foi mostrado.Fica mais fácil, então, lidar com uma frase da criança, daquele grupo especifico; possivelmente essa frase será endentida por todos, será mais real, autêntico. As crianças poderão levantar