leitura
Neste resumo serão apresentadas as idéias expostas no texto, sobre o cultivo de trigo e as ervas daninhas que causam danos á cultura.
Quando controlar Plantas daninhas tem a capacidade de causar severos danos à cultura do trigo, seja pela competição que exercem ou pelo sombreamento provocado. No combate às infestantes é fundamental conhecer o momento exato de dar início às estratégias de contenção. No trigo, como em outras culturas, as plantas daninhas são de extrema importância visto que competem por água, luz e nutrientes e podem causar danos acentuados na qualidade dos grãos e na produtividade da cultura se não controladas adequadamente.
No trigo,como em outras culturas,as plantas daninhas são de extrema importância visto que competem por água,luz e nutrientes e podem causar danos acentuados na qualidade dos grãos e na produtividade da cultura se não controladas adequadamente. O diferencial do trigo em relação às culturas de verão, como milho e soja,está no crescimento da cultura,que devido à capacidade de emitir per filhos proporciona a cobertura dos espaços livres na lavoura. Isso se deve também às diferentes espécies de plantas daninhas que compõem a comunidade infestante.
Alguns trabalhos mostram que o início do controle deve ser na fase de perfilhamento, porém, sem um momento definido e que possa ser recomendado aos agricultores. Nesse sentido, foram realizados experimentos em diversos anos para determinar a melhor época de início de controle nas plantas daninhas no trigo,os resultados dos experimentos sugerem que para as cultivares mais produtivas e cultivadas com alta tecnologia o controle deve ter início na fase de perfilhamento e a cultura mantida no limpo até o alongamento das bainhas foliares. Sem esquecer que vários fatores estão envolvidos na definição dessas épocas e podem variar conforme a cultivar,