Leitura
Leitura como prática social 2. JUSTIFICAÇÃO
Vivemos em uma sociedade em que a leitura tem uma grande importância não só na busca de conhecimento, mais também como objeto de transformação e educação, principalmente quando inserida como um hábito dês da infância. 3. PROBLEMATIZAÇÃO Mais será que a leitura realmente influencia no comportamento das pessoas?
4. HIPÓTESE
Nos dias de hoje em que as pessoas andam no estressadas com a correria do dia-dia, a leitura surge como um momento para relaxar e exercitar a mente.
O papel da leitura é o de levar conhecimento, lazer e informação as pessoas e com isso fazer com que essas pessoas si tornem de certa forma mais cultas.
5. OBJETIVOS
5.1 GERAL
Relevar a função social da leitura.
5.2 ESPECÍFICO
Relatar a historia da leitura na sociedade.
Mostrar a importância da leitura nas nossas vidas.. 6. METODOLOGIA A metodologia utilizada para a elaboração deste trabalho será de Pesquisa de Estudo de grandes pensadores e através deles maiores informações sobre a pesquisa serão esclarecidas afim de enriquecer o conteúdo.
7. EIXO TEÓRICO
A humanidade, desde o seu surgimento, incorporou, como forma de comunicação e interação, a linguagem. Fluindo junto com a linguagem surgiram à escrita e a leitura. Atualmente, o termo leitura ampliou-se e novas maneiras e formas de ler fazem parte desse universo discursivo. Trata-se de ampliar uma concepção que toma a leitura como o domínio de um conjunto de habilidades que, segundo Kato (1985: 87), “envolve estratégias de vários tipos, tais como a de encontrar parcelas significativas do texto, a de estabelecer relações de sentido, a de avaliar a consistência das informações extraídas, e a de inferir o significado pretendido pelo autor”. Nesse caso, o texto detém um sentido anterior à leitura, cabendo, pois, ao leitor recuperá-lo. No entanto, a leitura exerce e continua tendo sua função social.
Historicamente, a leitura como função social tem