Leitura
Nogueira, Heloane Baía[1]
Nascida em uma pequena cidade do Rio de Janeiro, a autora e professora Luzia de Maria concluiu o curso de Letras e o mestrado em Literatura Brasileira na UFF- Universidade Federal Fluminense. Em seguida fez o doutorado em Letras – Teoria Literária e Literatura Comparada, na USP- Universidade de São Paulo. Analisa obras de grandes autores da literatura brasileira e há 30 anos dedica seu tempo em ministrar palestras em todo país, no qual algumas dessas palestras compõem o seu livro Leitura & Colheita - Livros, leitura e formação de leitores.
A organizadora dessa obra dividiu o livro em três partes, sendo a primeira parte composta por oito capítulos dentre eles o capítulo 1: Leitura: Uma face da experiência e o capítulo 2: O papel da escola na sociedade atual, sendo assim, serão esses capítulos aqui discutidos.
No que tange a crescente realidade social da humanidade em termos educacionais, a autora apresenta o primeiro capítulo como caráter introdutório para o desenvolvimento do ensino aprendizagem através do avanço tecnológico vivenciado pela sociedade e a importância do ato da leitura como transmissora de cultura.
Nesse sentido, a autora relata que a experiência vivida, por cada indivíduo, em sala de aula deve corresponder à complexidade dos novos tempos. Dessa forma, saber ler e escrever de forma decodificada já não corresponde mais a linha de pensamento escolar, é necessário, que se formem crianças capazes de construir conhecimentos para que atuem em uma sociedade cada vez mais informatizada. A isso, não basta ler e escrever deve-se ir a fundo, ter um bom nível de leitura. Para ela, 'experiência' é o conhecimento adquirido pelo indivíduo nas suas relações com o mundo, através de suas percepções e vivências específicas. Desta forma, a leitura pode ser vista como uma fonte possível de conhecimento.