leitura e produção de texto-uniderp
Pedagogia
Leitura e Produção de Textos
Luiz Roberto Wagner
Belo Horizonte/2013
Biblioteca Escolar
Quando falamos de biblioteca a primeira idéia que vem a cabeça é de livro e leitura. A biblioteca escolar é um setor dentro de qualquer instituição de ensino fundamental e médio, que dedica cuidados especiais a crianças e adolescentes com meios educativos.
A escola antiga era assim: não dispunha de biblioteca, ou quando a possuía era mais para servir de consulta somente aos professores e não para uso dos alunos. Hoje em dia temos o privilegio de vários tipos de biblioteca como: escolar; pública e universitária. Portanto. Cabe ao docente ensinar aos usuários de biblioteca o desejo de conhecer o que há nos livros. Pois as crianças e jovens devem sentir-se conduzidos pela leitura. Neste sentido, devemos fazer parte de projetos mais amplos da sociedade, a fim de obterem a necessária integração com a comunidade escolar, de modo a conduzir o trabalho da leitura na escola.
Concordamos que não basta que a biblioteca escolar execute somente as tarefas técnicas da informação, é necessário que ela exerça influência ativa e dinâmica no ambiente escolar, preocupando-se com a origem e necessidades dos usuários, com a democratização do seu espaço. Isto tudo se primeiro, o docente se conhecer enquanto sujeito leitor e souber dimensionar suas práticas de leitura, especialmente a literária. Sendo assim, o seu repertório de leituras, sua capacidade de análise crítica dos textos e suas escolhas adequadas à idéia e aos interesses de seus alunos já representarão um sólido e definitivo ponto de partida.
Fica claro, a partir do exposto, que o papel da biblioteca escolar é fundamental para a formação do cidadão crítico, consciente e autônomo.
Gêneros Textuais
Gêneros textuais ou discursivos presentes na revista Istoé, publicada em 20 de Junho de 2012. Gênero textual são estruturas