Leitura e Produ o de Textos
Resenha: José Paulo Paes.
Título: Patrono da Biblioteca José Paulo Paes.
O poeta nasceu em Taquaritinga - SP, em 22 de julho de 1926. Neto de um livreiro e filho de um caixeiro-viajante, o escritor, como não conseguiu entrar no curso de Química Industrial do Mackenzie, veio para Curitiba, onde se formou no curso pretendido, onde começou na Literatura e onde se juntou a escritores que frequentavam o Café Belas-Artes que ficava em frente à livraria). Também fez parte do grupo da livraria Ghignone. José Paulo Paes escreveu na revista JOAQUIM fundada por Trevisan (essa revista circulou nos anos 40). Radicando-se em São Paulo em 1947 e lá exercendo a profissão de químico, Paes torna-se amigo de Graciliano Ramos, de Jorge Amado e de Oswald de Andrade. Neste mesmo ano Paes publicou seu primeiro livro de poemas - O ALUNO - que recebeu uma crítica severa de Carlos Drummond de Andrade sugeriu reproduzir suas obras do seu próprio estilo. Paes encontra Dora, sua futura esposa a quem ele ofereceu seu segundo livro Cúmplices editado em 1951.
Em 1952, quando publicou seu segundo livro, Paes conseguiu se destacar no universo da poesia brasileira, publicando doze livros de poemas.
Por volta de 1963, José Paulo dá inicio a um trabalho intenso na Editaora Cultrix durante 25anos, abandonando sua profissão como química.
1981 Paes passa a se dedicar a traduções de escritores gregos, dinamarqueses, italianos, norte-americanos e ingleses. Traduziu autores do porte de Charles Dickens, Joseph Conrad, Pietro HYPERLINK "https://pt.wikipedia.org/wiki/Pietro_Aretino"Aretino, Konstantínos Kaváfis, Laurence Sterne, W. H. HYPERLINK "https://pt.wikipedia.org/wiki/W._H._Auden"Auden, William Carlos Williams, J.K. Huysmans, Paul HYPERLINK "https://pt.wikipedia.org/wiki/Paul_%C3%89luard"Éluard, Hölderlin, Paladas de Alexandria, Edward Lear, Rilke, Seféris, Lewis Carroll, Ovídio, Níkos Kazantzákis, entre outros tantos.
Em 1989, Zé Paulo lança pela coleção Claro