leitura e escrita
TÍTULO: Gêneros e Tipologias Textuais: o que são, para que servem
NATUREZA: Estágio Supervisionado II: oficina em espaço não-escolar na área de Língua Portuguesa
EXERCÍCIO: 27 de fevereiro 2012 a 09 de março 2012
LOCAL DE EXECUÇÃO: Colégio Democrático Ruy Barbosa, localizado à Rua Leur Lomanto, s/nº, Bela Vista, Teixeira de Freitas-BA.
INSTITUIÇÃO: Universidade do Estado da Bahia – UNEB; Departamento de Educação, Campus X – Teixeira de Freitas – BA, localizado à Av. Kaikan s/n, Jardim Caraipe, Teixeira de Freitas-BA.
ELABORAÇÃO: Edna Pereira da Silva, Luana Leite e Lucilene Vieira Gomes Santos
SUPERVISÃO: Profª. Me. Crysna Bonjardim da Silva Carmo
2 APRESENTAÇÃO
A partir de discussões suscitadas no componente curricular Estágio Supervisionado II, pensou-se na elaboração de um projeto de intervenção em espaço não escolar que contribua com a formação do indivíduo tanto no âmbito escolar quanto na sua vida social. Para o curso de Letras Vernáculas esse estágio é de suma importância uma vez que oportuniza aos graduandos vivenciar o que foi absorvido ao longo do curso. Considera-se relevante também, o papel desenvolvido pela universidade na medida em que oferece as disciplinas de estágio como forma de aproximação do graduando à realidade social dos espaços escolares e não escolares.
Nessa perspectiva, a resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006 artigo 5º, IV Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura, diz que o docente deve “trabalhar, em espaços escolares e não escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo”. (BRASIL, 2011, p. 2)
Diante disso, e considerando a necessidade do conhecimento e domínio das tipologias e gêneros textuais, o presente projeto propõe um trabalho junto aos alunos iniciantes do Ensino Médio levando em conta as dificuldades