leitura pCN
No ensino tradicional todas as áreas do conhecimento tratavam do intelecto e a aula de Educação Física tratava exclusivamente das questóes ligadas ao corpo e movimento. Entretanto, no que diz respeito à concepção de aprendizage, tanto Educação Física como as demais áreas do currículo partiam dos mesmos princípios eestruturavam sua metodologia de ensino, memorização e reprodução de conhecimentos e comportamentos.
Organização social das atividades e atenção à diversidade :
É necessário proporcionar situações em que aprender a dialogar, a ouvir o outro, ajudá-lo, pedir ajuda, trocar ideias e experiências, aproveitar críticas e sugestões sejam atitudaes possíveis de serem exercidas.
Deve-se haver troca de repertórios e os precedimentos de resolução de problemas de movimento, fazendo uso de variadas formas de organização das atividades.
A consideração das diversidades de conhecimento promove, em ultima análise, construção de um estilo pessoal de exercer as práticas da cultura corporal propostas como conteúdos.
Diferenças entre meninos e meninas
Muitas dessas diferenças são determinadas social e culturalmente e decorrem, para além das vivências anteriores de cada aluno, de preconceitos e comportamento estereotipados.
O raciocínio inveros também poderia ser feito, pois existem habilidades que as meninas acabam por aperfeiçoar em função de maior experiência.
Competição & Competência
Cabe ao professor nas atividades competitivas organizar e democratizar as oportunidades de aprendizgem.
O professor deve intervir diretamente em situações que exigem dele uma atenção maior e promover regras para uma boa interaçãoe assim realizar a atividade.
Problematizção das Regras
A compreensão das normas que pode advir é completamente diferente de quando as regras são consideradas absolutas, inquestionáveis e imutáveis.
Nos jogos pré-desportivos e nas brincadeiras, nem sempre as regras prevêem regulamentação para todas as situações que