Leitura, escrita e suas múltiplas facetas
Para alfabetizar não precisa de um método revolucionário muito pelo contrario para alcançar os objetivos da leitura e da escrita, é necessário que o professor trabalhe com métodos específicos e diversificados provocando assim atenção dos alunos. O professor deve procurar um método que facilite a aprendizagem do aluno de forma que ele se identifique e facilite sua aprendizagem, se não funcionar procurar outro para ajudar aos alunos. Portanto, para se obter um melhor desempenho na leitura e na escrita, professor e aluno devem manter uma relação de confiança, buscando sempre melhoras em seus métodos utilizados. Assim trazendo para o aluno um desenvolvimento amplo e melhor.
1 PROBLEMA
Será que a utilização de novos métodos tais como: dinâmicas e atividades diversificadas ajudará a desenvolver a escrita e a leitura de forma prazerosa?
2 HIPÓTESE
Por meio de atividades diferenciadas e diversificadas é possível articular leitura e escrita de modo satisfatório. 3 JUSTIFICATIVA
Sabe-se que a leitura e a escrita são muito importantes na vida dos indivíduos, praticadas em sala de aula e promover uma formação de leitores críticos e participativos sendo necessário que o professor compreenda este espaço discursivo e interativo no momento das atividades, para que haja interação entre professor e os alunos, pois é um momento privilegiado para a construção do conhecimento.
É essencial também que os pais participem da leitura da vida em família, não é só na escola que se adquire este hábito, mas também em casa com os pais, o lar deve ser um ambiente de muita conversação e consenso, de partilha de emoções e de dialogo.
Portanto, o incentivo tanto na escola quanto em casa é fundamental servindo de base para que a criança goste de ler e de escrever, pois desenvolvendo estas habilidades surgirão muitas oportunidades de aquisição de novos conhecimentos que venham a ser