leite de burra
Para ilustrar e discutir na prática o tema abordado ao longo do presente capítulo, nada melhor do que apresentar o caso real de um produto inovador e 100% português – a produção e comercialização de leite de burra em pó (Figura 14). Miguel Carvalho, jovem empreendedor e sócio da empresa Naturasin (www.naturasin.pt), apostou numa ideia inovadora e criou um novo projecto, assente num produto raro, nobre e com características únicas. Para este jovem, bacharel em Engenharia Técnica Agropecuária, é muito importante inovar num sector como o da agricultura: “A agricultura hoje em dia não apresenta grandes oportunidades e qualquer ideia que surja, diferente do habitual, tem de ser bem ponderada e aproveitada.”
Figura 14 – Exemplar de asinino e leite de burra em pó
Fonte:http://www.arlafoodsingredients.com
O leite de burra da Naturasin provém de gado asinino criado na exploração agrícola onde a empresa está instalada. O Monte das Faias, com uma área aproximada de 130ha, situa-se no Couço, concelho de Coruche e distrito de Santarém. Esta empresa agrícola dedica-se à criação de gado da raça Asinina de Miranda (mais conhecida como “burros lanudos”), sendo esta a única raça asinina autóctone portuguesa. O produto final – leite de burra em pó – é um produto 100% natural. Para a sua transformação utiliza-se um processo que mantém intactas as características iniciais do leite. O leite de burra em pó, um produto com reconhecidas qualidades devido à sua composição rica em diversos nutrientes e propriedades restauradoras e renovadoras, é comercializado e aplicado tanto na indústria cosmética (para produção de sabonetes e cremes para a pele), como na indústria farmacêutica e alimentar (Figura 15).
Figura 15 – Leite de burra para aplicação na indústria farmacêutica Sendo um produto totalmente inovador no panorama agrícola nacional (ninguém produz leite asinino em