guia de estudo
Escola Salesiana de Manique
Educação Moral e Religiosa Católica
Ensino Secundário
Guião de estudo para a ficha de avaliação
1º período
Unidade Letiva 02: Valores e ética cristã
Duração: 45 minutos
12 | novembro | 2013
I – Valores e ética cristã (págs. 10-13)
1. Definição de “valores” [1 pergunta]
Página 12, 2º parágrafo;
“O valor está intimamente relacionado com a subjetividade humana. Contudo, tem uma dimensão objetiva: é a condição ou qualidade daquilo que «vale» para alguém, concorrendo para a formulação deste conceito a perceção de que o que vale é, simultaneamente, anterior e interior ao sujeito para quem se constitui como valor. Os valores são pontos de referência que mobilizam a ação humana.”
2. Definições de “ética” e “moral” [1 pergunta]
Página 11, 2º e 3º parágrafos;
Página 11 “Sabias que…”
Ética: (do grego éthos – hábito, costume + êthos – caráter, modo de ser) reflexão de caráter filosófico sobre os valores e princípios que devem nortear o comportamento do ser humano.
Moral: (do latim: mos – costume) articula-se com a ética e implica a formalização de normas de conduta que terão de estar de acordo com os valores éticos.
II – De que valores necessitamos (págs. 14-18)
1. Relativismo ético [1 pergunta]
O relativismo ético é uma das posturas éticas mais generalizadas tanto a nível académico como no quotidiano de todos nós. Traduz-se basicamente na consideração de que o meu juízo moral não é superior ao dos outros e como tal não o devo impor. Todos os juízos morais são assim equivalentes. Embora esta perspetiva seja legitimada pela diversidade quase infinita dos juízos morais e práticas culturais, alguns autores levantam contudo reservas, pois tal perspetiva, em última análise, impede qualquer tipo de intervenção em situações de grupos ou de sociedades que realizam práticas, por exemplo tradicionais, verdadeiramente chocantes aos olhos dos outros, ou seja, o relativismo ético é a