Guia de estudo
Título: Características do desenvolvimento fetal. Maturação dos sistemas orgânicos. Defeitos Congênitos, conceitos e classificação.
Objetivo: Explicar o desenvolvimento fetal normal a partir dos fundamentos básicos dos mecanismos morfogenéticos e das transformações do desenvolvimento fetal, e anormal a partir da ação dos teratógenos, os critérios de normalidade e risco.
Bibliografia Básica:
_Langman, J., 1996. Embriologia Médica. Oitava Edição. Editorial Médica Pan-americana. México. Capítulo 6. Pág. 116-126.
_Langman, Embriología Médica. Décima Primeira Edição. 2010. Em Português. Capítulo 8. Pág.99
Orientações específicas para a preparação do seminário: Conteúdo a estudar.
_Malformações Congênitas, classificação. -Princípios da teratologia.
Problemas de autoavaliação.
1.Em um posto de saúde, dois grávidas (A) com 5 semanas e (B) de 32 semanas de gestação foram internadas por apresentar uma infecção urinária severo. A primeira paciente (A) a tido esta doença durante toda a gravidez, enquanto que, a segunda paciente (B) curou logo depois de 7 dias de tratamento médico. Posteriormente ao parto, constatou-se que o recém-nascido da paciente (B) de 32 semanas apresentou um estado de saúde satisfatório, enquanto que a criança da paciente (A) de 5 semanas apresentou muito baixo peso e talha ao nascer.
Identifique os teratógeno e classifique-os.
Mencione o princípio da teratología presente neste caso.
Fundamenta as possíveis acione que um médico pode realizar para promover saúde materna infantil e para prevenir o nascimento de crianças com baixo peso ao nascer e com defeitos congênitos.
Valora a repercussão dos determinantes sobre o crescimento e o desenvolvimento embréio-fetal nas seguintes situações, destacando os princípios básicos da teratología:
2. Se a sua consulta como médico general assiste uma paciente de 32 anos