Leite bom
I – INTRODUÇÃO¹
A região norte do Piauí apresenta características naturais, climáticas, fundiárias, econômicas, sociais e políticas extremamente adequadas à produção de leite e seus derivados. Observa-se, por outro lado, um alto custo de produção devido ao custo dos materiais para produção de ração animal, pois a região é importadora de tais mateiaissubstancial aumento na demanda agregada por produtos lácteos nos cenário nacional e internacional, abrindo novos mercados para esses produtos e definindo preços mais compensadores para todos os componentes da cadeia produtiva.
Vistos em conjunto, tais fatores definem o agronegócio do leite como uma excelente oportunidade para se acelerar o crescimento econômico do norte do estado do Piauí, de forma sustentável e harmônica com o meio ambiente, ao mesmo tempo em que são gerados empregos produtivos e renda para seus habitantes, tanto no meio rural quanto nas cidades.
Essas considerações alicerçam a decisão do Fórum do Leite de identificar e empreender um conjunto de ações concretas e objetivas para fortalecer e dinamizar o setor.
A implementação dessas medidas, no entanto, requer planejamento cuidadoso e compartilhado com os principais segmentos diretamente envolvidos na questão ou por ela afetados, como forma de se evitar enfoques equivocados, garantir efetividade das propostas e assegurar a participação conjunta em sua execução.
Este documento propõe uma estratégia operacional capaz de viabilizar o alcance desse objetivo, demonstrando explicitamente a intenção do Governo de liderar o processo de planejamento participativo e, posteriormente, de coordenar a sua implementação, através de suas unidades especializadas e empresas vinculadas, sempre em sintonia com as principais entidades representativas dos produtores.
¹- Texto adaptado do plano executivo de desenvolvimento sustentável da pecuária leiteira do DF
II –