Leishmaniose visceral humana com corre es dos autores 25
Marcos Antônio de Souza1
Renan Flávio de França Nunes1
Társila da Costa Viana1
Maria Jocileide de Medeiros Marinho 2
Paula Vivianne Souza de Queiroz Moreira3
Wogelsanger Oliveira Pereira3
RESUMO
A leishmaniose visceral (LV), ou calazar, é uma doença crônica grave causada por espécies de parasitos pertencentes ao gênero Leishmania, cuja letalidade no homem pode alcançar 10% quando não se institui o tratamento adequado. Dada a relevância da LV, objetiva-se construir uma revisão de literatura com ênfase em seu diagnóstico e tratamento, abordando suas características clínico-patológicas. A pesquisa bibliográfica foi construída com base na análise de artigos oriundos das bases eletrônicas SciELO (Scientific Library Eletronic) e PUBMED, além de livrostexto da área. Nos casos humanos, o diagnóstico é rotineiramente realizado com base em parâmetros clínicos e epidemiológicos, associados aos métodos parasitológicos, sorológicos e imunológicos. De um modo geral, os principais órgãos acometidos pela LV são: baço, fígado, tecido hemocitopoético, pulmões e rins.
Quanto ao tratamento, os medicamentos à base de antimônio são, no Brasil, utilizados como primeira escolha na terapêutica da leishmaniose visceral. Diante do exposto, há, ainda, uma imensa lacuna no conhecimento sobre a LV. Muitos desafios necessitam ser superados no combate a essa patologia, mas a ênfase deve ser dada em desenvolvimento científico, tecnológico e em inovação em saúde.
Palavras-chave: Leishmaniose Visceral. Diagnóstico. Tratamento.
INTRODUÇÃO
A leishmaniose visceral (LV) atinge cerca de 65 países, com incidência estimada de 500 mil novos casos e 59 mil óbitos anuais no mundo. No Brasil, é causada pelo protozoário Leishmania (Leishmania) infantum chagasi e transmitida por flebotomíneos do gênero Lutzomyia, sendo o cão considerado a principal fonte de infecção no meio urbano.1
1
Acadêmicos do Curso de Medicina da Universidade do Estado do Rio