Leishmaniose visceral (calazar)
CLASSIFICAÇÃO:
Classe: Zoomastigophorea
Ordem: Kinetoplastida
Família: Trypanosomatidae.
Gênero: Leishmania Chagasi
Espécie: Lutzomyia Longipalpis
Introdução:
Leishmaniose Visceral
A leishrnaniose visceral é uma doença causada por parasitos do complexo Leishmania donovani na África, Ásia, Europa e nas Américas. Na Índia é conhecida como Kala- Azar, palavra de origem indiana que em sânscrito significa "doença negra", e febre Dum-Dum. Na região do Mediterrâneo é chamada leishmaniose visceral infantil e na América Latina, leishmaniose visceral americana ou calazar neotropical.
A doença é crônica, grave, de alta letalidade se não tratada, e apresenta aspectos clínicos e epidemiológicos diversos e característicos, para cada região onde ocorre. Embora existam disponíveis drogas com ação eficaz sobre os parasitos, a doença é, segundo a Organização Mundial da Saúde - OMS, responsável pela morte de milhares de pessoas em todo o mundo (59.000 no ano de 2001), principalmente crianças. A Leishmaniose Visceral ataca humanos e caninos.
Leishmaniose Canina:
A leishmaniose visceral canina (LVC) é uma doença provocada pelo protozoário Leishmania chagasi, transmitido através da picada do mosquito Lutzomyia longipalpis contaminado, que afeta o homem e os animais, particularmente o cão doméstico, e é motivo de pesquisa em várias partes do mundo com várias tentativas terapêuticas. A doença em geral afeta cães sadios, ao contrário do que ocorre em humanos que geralmente quando afetados estão sob alguma condição imunossupressora. Nos cães a LVC é uma doença imunomediada.
O tratamento canino não obtem em geral a cura, mas pode oferecer uma boa qualidade de vida e maior longevidade aos animais afetados. Este procedimento exige dos proprietários dos cães um compromisso de cuidados especiais com os animais infectados e também do ambiente onde vivem.
Do ponto de vista epidemiológico, o calazar canino, no Brasil, é considerado mais