Leis ponderais
Essa lei diz que: “Em uma reação química feita em recipiente fechado, a soma das massas dos reagentes é igual à soma das massas dos produtos”.
Atualmente essa lei é conhecida pelo seguinte enunciado: “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.”
Lavosier chegou a essa conclusão após realizar várias reações químicas e pesar cuidadosamente as massas das substâncias envolvidas.
Por exemplo, uma das reações que ele realizou foi uma combustão do mercúrio metálico, produzindo óxido de mercúrio II:
Mercúrio metálico + oxigênio = óxido de mercúrio II 100,5g 8,0g 108,5g
Podemos observar que a soma das massas dos dois reagentes é exatamente igual à massa do produto.
2. Lei de Proust ou lei das proporções fixas ou definidas
Cada componente de um composto tem sua composição em massa, definida e característica. Esta lei descreve a mais importante propriedade de um composto, sua composição fixa.
Proust, por meio da análise de substâncias puras, determinou que sua composição em massa era constante independente de seu processo de obtenção.
Assim, por exemplo, a água, independente de seu processo de obtenção, sempre é formada por 11,1% em massa de hidrogênio e 88,9% em massa de oxigênio.
Assim, a composição da água apresentará sempre uma mesma relação entre as massas de hidrogênio e oxigênio para qualquer massa de água. massa de hidrogênio = 11,1 g = 1 massa de oxigênio 88,9 g = 8.
Ou seja, na fórmula da água teremos sempre a combinação de hidrogênio e oxigênio na proporção de 1 para 8 em massa. Se reagirmos 1 grama de hidrogênio com 8 gramas de oxigênio, obteremos 9 gramas de