Introdução a macroeconomia
INTRODUÇÃO A MACROECONOMIA
Discente: Carla Karoline Rodrigues dos Santos
Disciplina: Economia para Administração
Docente: Gracilene Ramos
Natal/ RN, 27 de outubro de 2012
VASCONCELOS, Marco Antonio Sandoval, GARCIA, Manuel Enriquez. Fundamentos da Economia. 2. Ed. São Paulo: Saraiva 1998.p.1-10: introdução a economia.
1. Introdução
A macroeconomia estuda a economia como um todo, analisando a determinação e o comportamento de grandes agregados, tais como: renda e produtos nacionais, nível geral de preços, desemprego e emprego, estoque de moedas e taxas de juros, balança de pagamentos e taxa de câmbio.
Ela trata o mercado de bens e serviços como um todo, assim como o mercado de trabalho. Ao estudar a determinação dos preços numa indústria a macroeconomia considera o nível geral de preços ignorando as mudanças de preços relativos dos bens das diferentes industrias.
2. Metas de política macroeconômica
* Alto nível de emprego * Estabilidade de preços * Distribuição de renda socialmente justa * Crescimento econômico
Obs. Os objetivos não são independentes uns dos outros, podendo inclusive ser conflitantes.
3. Instrumentos de política macroeconômica
Os instrumentos de política macroeconômica têm o objetivo de permitir que a economia opere a pleno emprego, com baixas taxas de inflação e uma distribuição justa de renda.
3.1 Políticas fiscais: Instrumento que o governo usa para arrecadar tributos e controlar suas despesas, por meio da manipulação da estrutura e alíquotas de impostos, para estimular os gastos de consumo do setor privado.
Obs. Princípio de anterioridade: