Leis Hidrostatica
O real objetivo nesta aula prática de Química Analítica Aplicada, foi o preparo e a padronização de Hidróxido de sódio (NaOH) O,25N. Uma solução é uma mistura homogênea de duas ou mais substancias, sendo constituída de uma solvente e um soluto. O solvente é constituído na mistura em maior quantidade.
Ele dá o estado físico da solução (sólido, líquido e gasoso), no qual o soluto está dissolvido (LENZI et al, 2004, p. 180). O soluto é a substância ou as substancias, presentes em menor quantidade que o solvente, se apresentando disperso no solvente.
O fenômeno da dissolução de um sólido é o resultado da interação de forças elétricas entre as moléculas do solvente com as unidades (íon: cátions e ânions, átomos ou moléculas) do soluto que se encontram ligadas em posições definidas na estrutura reticular do solido cristalino, ou o contrário, sólido amorfo. A dissolução obedece à lei: semelhante dissolve semelhante (LENZI et al, 2004, p. 180).
Para conhecer a concentração exata de uma solução, necessita-se utilizar outra solução de concentração conhecida chamada de solução padrão que reaja com a solução de concentração desconhecida. A adição desta solução (titulante) sobre a padrão (titulada) usando uma bureta é conhecida como titulação Essa reação precisa ser acompanhada até o ponto em que ocorre o chamado ponto final da titulação (ponto de viragem). Com a ajuda de um indicador ácido-base de fenolftaleína a solução muda de cor quando todo o ácido é consumido, transformando a solução em cor-de-rosa. É exatamente neste ponto de virada que a titulação termina.
1.0 OBJETIVO GERAL
Preparar e padronizar soluções de Hidróxido de sódio 0,25N. O objetivo deste experimento é aprender a preparar soluções e determinar a sua concentração a partir de cálculos e também da técnica de padronização e titulação, comparando os resultados entre si.
1.1 OBJETIVOS ESPECIFICOS
Preparar solução problema de NaOH.
Padronizar a solução de NaOH com ácido