Hidro
Ao estudar hidrostática é de suma importância falar de densidade, pressão, Princípio de Pascal, e o Princípio Fundamental da Hidrostática.
Para entender essas leis, é preciso compreender primeiramente o conceito de pressão.
Pressão
A grandeza física determinada pelo quociente entre uma força aplicada e a área de ação dessa força recebe o nome de pressão. Assim:
Conforme foi informado pelo o Sistema Internacional de Pesos e Medidas, a unidade de medida da pressão é o pascal (pa), mas é mais comum usar também atmosfera (atm)e o milímetro de mercúrio (mmHg).
Densidade--
Densidade (ou massa específica) de um corpo é a relação entre a massa do m e o volume do mesmo, ou seja:
A densidade tem o incentivo e a finalidade de mostrar se a substância do qual é feito um determinado corpo é mais ou menos compacta. Os corpos que possuem muita massa em pequeno volume, como o exemplo do: do ouro e da platina, eles por sua vez apresentam grande densidade. Agora os corpos que possuem pequena massa em um grande volume, como por exemplo, o isopor apresenta pequena densidade. A unidade de densidade que é realmente mais usada é 1g/cm3. A agua tem sua densidade igual a 1g/cm3, ou seja, 1cm3 de água tem massa de 1g.
Se a pressão for a mesma em toda a área, o empuxo será
Lei de Pascal: “Em qualquer ponto no interior de um líquido em repouso, a pressão é a mesma em todas as direções”.
Teorema de Stevin
É considerado como o Princípio Fundamental da Hidrostática e nessa “tese” ele diz:
“A diferença de pressão entre dois pontos do mesmo líquido é igual ao produto da massa específica pelo módulo da aceleração da gravidade local e pela diferença de profundidade entre os pontos considerados”.
Seja um líquido qualquer de densidade d em um recipiente qualquer.
Escolhemos dois pontos