Leis de ohm
Grupo
[7]
Relatório – Análise e tratamento de dados experimentais
Introdução
Neste trabalho laboratorial, a grande dificuldade está em como se deve analisar e tratar dos dados experimentais. Nesta primeira actividade laboratorial são medidas de várias resistências e tensões, sabendo os seus valores reais. Assim, podemos comparar o valor medido com os valores reais e verificar que cada medida está sujeita a erros e incertezas. Sendo o erro, a diferença ente o verdadeiro valor da grandeza e o valor obtido por medição.
As medidas em laboratório estão sujeitas a erros e incertezas que devem ser quantificadas. Ao fazer uma medição temos de determinar o valor mais provável e o intervalo de valores para um componente e apresentá-lo por valor e tolerância. Assim, temos de ter sempre cuidado na análise e tratamento de dados, para que os erros associados à medição sejam os mais baixos possíveis e para que não haja mais difusão de erros.
Descrição do problema e Objetivos
Nesta primeira actividade laboratorial, utiliza-se o multímetro como voltímetro e como ohmímetro na medição de várias tensões e de resistências. Pretende-se assim, conhecer melhor os equipamentos disponiveis no laboratório utilizados nesta aula práctica.
O grande objectivo é a correcta descrição das medidas feitas, tendo em atenção à incerteza na sua realização. Outro dos objectivos é o entendimento da propagação de erros
(incertezas) em cálculos de grandezas derivadas na