Leis de newton
Qualquer movimento que você fizer, está aplicando as três leis ao mesmo tempo: está mudando o teu estado (inércia), está aplicando força (dinâmica) e em algum ponto uma força reativa (ação-reação) está surgindo. Movimentos como: rolando na cama, levantando-se, sentando em uma cadeira, caminhando, subindo ou descendo uma escada, cumprimentando alguém, abrindo uma porta, levando comida à boca, etc.
1ª Lei de Newton ou Princípio da Inércia: Um corpo que esteja em movimento ou em repouso, tende a manter seu estado inicial.
Exemplo 1: Quando o ônibus sai a partir do repouso, os passageiros tendem a se deslocar para trás, resistindo ao movimento.
Porque todo corpo que está parado não deseja mover-se, e se estão em movimento, querem continuar em movimento.
Exemplo 2: Quando uma cadeira está parada (em repouso), ao você aplica uma força, ela entra em movimento (ela depois entra em repouso sozinha devido à gravidade, mas no vácuo ela ficaria "eternamente" em movimento).
Imagem:
2ª Lei de Newton ou Princípio Fundamental da Dinâmica: A resultante das forças de agem num corpo é igual ao produto de sua massa pela aceleração adquirida.
Exemplo 1: Os carros podem aumentar e diminuir suas velocidades graças ação de forças aplicadas pelo motor e pelo freio respectivamente.
Exemplo 2: É necessário que se aplique uma força maior para levantar um balde cheio de água, que para levantar o mesmo balde, à mesma altura, quando vazio.
Imagem:
3ª Lei de Newton ou Ação e Reação: Para toda força aplicada, existe outra de mesmo módulo, mesma direção e sentido oposto.
Exemplo 1: Ao caminharmos somos direcionados para frente graças à força que nossos pés aplicam sobre o chão.
Exemplo 2: Para se deslocar, o nadador empurra a água para trás, e, esta por sua vez, o empurra para frente.