leis de newton
O termo dinâmica é provindo do grego dynamike, significa forte, ou seja, o objeto principal do estudo da dinâmica é a força. Mas, o que se entende por força?
Define-se força, como todo agente físico que atua sobre um corpo e é capaz de modificar seu estado de repouso ou de movimento retilíneo e uniforme.Sendo assim,a força pode provocar dois efeitos: dinâmico e / ou estático.
a) Dinâmico
Variação da velocidade de um corpo isto é,faz com que o corpo fique submetido a uma aceleração. b)Estático
Faz com que o corpo mude seu formato (sofra uma deformação).
Por se tratar de uma grandeza vetorial, é importante chamar a atenção para o fato de que uma força só ficará completamente caracterizada se conhecermos não só o seu valor numérico, isto é, o seu módulo, mas também a sua direção e o seu sentido. Conseqüentemente uma força pode ser adequadamente representada por um segmento de reta orientado, se tal segmento for traçado de uma forma tal que o seu comprimento indique, numa escala previamente convencionada, o módulo da força e a direção e o sentido do segmento Indiquem a direção e o sentido da força.
As forças se classificam em dois grupos: forças de campo e de contato.
a)Forças de campo
Atuam a distancia, sem necessidade de contato entre os corpos.Como exemplo temos as forças gravitacional, elétrica e magnética
Força elétrica
Força gravitacional
Força magnética
b)Forças de contato
Como o próprio nome indica, são forças que para serem aplicadas, necessitam de um contato íntimo entre os corpos. São exemplos as forças de atrito, a normal, a tração, etc.
Força Normal
Força de atrito
Força Resultante (FR)
É a força que sozinha produz o mesmo efeito que todas as outras aplicadas a um corpo,sendo determinada pela soma vetorial de todas essas outras forças.
Siga o exemplo onde um corpo está sob a ação de várias