Leis de Newton
1º LEI DE NEWTON- PRINCÍPIO DA INÉRCIA. Ao empurrar uma bola pela quadra, é evidente que ela só se movimentara enquanto você estiver exercendo uma força sobre ela. Se a força cessar, ou seja, se parar de empurrá-la, ela logo para. Com essa observação levou o filosofo grego Aristóteles a definir que:
“UM CORPO SÓ PERMANECE EM MOVIMENTO SE UMA FORÇA ESTIVER ATUANDO SOBRE ELE” Então sabemos, que a tendência que um corpo possui de permanecer em repouso ou em movimento retilíneo e uniforme, quando livre da ação de forças ou sujeito a forças cuja resultante é nula, é interpretada como uma propriedade que os corpos possuem denominada Inércia; Quando maior a massa de um corpo maior a sua inércia, isto é, maior é sua tendência de permanecer em repouso ou em movimento retilíneo e uniforme; Portanto, a massa é a constante característica do corpo que mede a sua inércia.
2º LEI DE NEWTON- PRICÍPIO DA DINÂMICA (FORÇA) Força, em física, qualquer ação ou influência que modifica o estado de repouso ou de movimento de um corpo. A força é um vetor, o que significa que tem módulo, direção e sentido. Quando várias forças atuam sobre um corpo, elas se somam vetorial mente para dar lugar a uma força total ou resultante.
No Sistema Internacional de unidades, a força é medida em Newton. Um Newton (N) é a força que proporciona a um objeto de 1000g de massa uma aceleração de 1 m/s². No qual usamos a formula “F=m.a” (para contas e soluções)
Exemplo: Os carros podem aumentar e diminuir suas velocidades graças ação de forças aplicadas pelo motor e pelo freio respectivamente.
"A mudança do movimento é proporcional à força matriz impressa e se faz segundo a linha reta pela qual se imprime essa força."
3º LEI DE NEWTON- PRICÍPIO DA AÇÃO E REAÇÃO.
Sempre que dois corpos quaisquer A e B interagem, as forças exercidas são mútuas. Tanto A exerce força em B, como B exerce força em A. A interação entre corpos é regida