LEIS DE NEWTON
Débora Guedes de Aguiar / nº = 7 / 1º ano “A”
Professora: Josefa Alencar
Disciplina: Física
Leis de Newton
21/10/2013, Orobó – PE.
Introdução
A primeira Lei de Newton, conhecida como Princípio da Inércia, podemos observá-la quando estamos dentro de um carro, e este contorna uma curva, nosso corpo tende a permanecer com a mesma velocidade vetorial a que estava submetido antes da curva, isto dá a impressão que se está sendo "jogado" para o lado contrário à curva. Isso porque a velocidade vetorial é tangente a trajetória. Quando estamos em um carro em movimento e este freia repentinamente, nos sentimos como se fôssemos atirados para frente, pois nosso corpo tende a continuar em movimento. Temos a segunda Lei de Newton, conhecida como Princípio Fundamental da Dinâmica, Quando aplicamos uma mesma força em dois corpos de massas diferentes observamos que elas não produzem aceleração igual. Se aplicarmos a mesma força em um corpo de (por exemplo) 4 kg e em um de 5 kg, a aceleração será distinta. E por fim, a terceira Lei de Newton, conhecida como Princípio de Ação e Reação, quando uma pessoa empurra um caixa com uma força F, podemos dizer que esta é uma força de ação. Mas, sempre que isso ocorre, há outra força com módulo e direção iguais, e sentido oposto à força de ação, esta é chamada força de reação.
Fundamentação Teórica
O enunciado da Inércia é: "Um corpo em repouso tende a permanecer em repouso, e um corpo em movimento tende a permanecer em movimento." Então, um corpo só altera seu estado de inércia, se alguém, ou alguma coisa aplicar nele uma força resultante diferente se zero. Não existem fórmulas nesta lei, apenas teoria.
A segunda Lei de Newton consiste na afirmação de que um corpo em Inércia (repouso) necessita da aplicação de uma força para que possa se movimentar, e para que um corpo em movimento pare é necessária a aplicação de uma força. Um corpo adquire velocidade e