Resenha do livro leandro Fortes
No primeiro capítulo do livro o autor narra sua própria experiência em uma cobertura jornalística na Bahia. Ele mostra como um simples caso de um cachorro que incomodava os vizinhos com seus latidos pode ser transformar em uma matéria de primeira página. O autor cita a criação da ABRAJI (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) como uma ferramenta de grande auxilio aos profissionais na confecção de suas matérias investigativas.
No segundo capítulo do livro ele descreve o passo a passo as técnicas implementadas que esta função exige. (pesquisa minuciosa, paciência e concentração, insistência e perseverança curiosidade e desconfiança, discrição, checar tudo, liberta-se de preconceitos, frieza, objetividade e precisão). O autor também descreve as 23 dicas de Hatcher ( jornalista americano renomado ),alguns deste conselhos são:informações precisas,construção interessante de frases,passagens claras,gramática correta,estruturas das orações coerente quanto ao tempo dos verbos e números entre outras dicas.Neste mesmo capitulo ele descreve a matéria do caso LBA (desvio das verbas públicas destinadas aos miseráveis do sertão alagoano acabavam no bolso da família Malta,primeira dama do país na época).esta matéria segundo o autor é emblemática no ponto de vista jornalístico,tendo todos os pontos de uma investigação bem conduzida.
No terceiro capítulo ele trata a questão dos meios e os fins do jornalismo investigativo, para realizações se suas matérias. A honestidade,a ética,o bom senso é questionado a todo momento, ele levanta a discussão sobre a criação de um conselho federal de jornalismo para orientar e fiscalizar a imprensa brasileira.Neste capitulo comenta-se também sobre a questão onde pode ser revelado o OFF e