Direito
Tema: DEMOCRACIA SEMIDIRETA E EXERCÍCIO DA CIDADANIA- Dos sistemas representativos ás formas de participação do poder
Atualização 11 de Agosto de 2010
Autor: Leandro da Silva Carneiro
“DEMOCRACIA SEMIDIRETA E EXERCÍCIO DA CIDADANIA- Dos sistemas representativos ás formas de participação do poder” ( Revista de Direito, 2010, p.147-167), do Jurista Leandro da Silva Carneiro, traz um conjunto de idéias do estudo da democracia que evidenciam o poder atribuído ao povo, e o resultado do qual é a capacidade de governar.
O artigo sistematiza os mecanismos de participação popular do poder, demonstra o processo eleitoral e a garantia dos direitos fundamentais dos cidadãos, aonde é fundamental que os cidadãos instruam-se para conhecer seus direitos e deveres, para assim poder exigir e também exercê-los de de forma correta para assim pode cobrar e fiscalizar.
O autor propõe a análise de formas de participação do poder, iniciando pelo art 1 º Constituição Federal de 1988, “ todo o poder emana do povo, que exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente nos termos dessa constituição.” Do qual fundamenta da democracia semidireta/participativa, em meio a dissertação do poder o autor ilustra com acontecimentos histram na separação de poderes que conhecemos atualmente.
O texto descreve a democracia, direta, indireta, semidireta e os desafios da democracia desde das históricas considerações de Aristóteles até a falta de transparência na gestão pública, e como é participação do poder e o diferença os tipos de democracia e sistemas eleitorais.
Constatamos por meio do artigo, o quanto a democracia é uma regime que nos traz certo receio, não é aquela perfeição que vimos na escola primária, e que cidadania não é apenas o voto mais sim entender que fazemos parte integrante de um grande e complexo organismo que é a coletividade, o Estado. O quanto o controle midiático nacional