Leis de newton aplicadas na construção civil
As três leis de Newton representam o fundamento teórico para 99% das situações em nosso cotidiano que envolve mecânica. Elas são as leis que regem o movimento das coisas, para fins práticos da engenharia civil e mecânica, as três leis de Newton são o suficiente para formar o conhecimento aplicável necessário que estudam o movimento, os sólidos, os fluidos, os gases, o calor, o som, a luz, a eletricidade, o magnetismo, a relatividade, a estrutura atômica, a radioatividade, a física de partículas e a astrofísica entre outros. Na construção de um prédio utilizamos inúmeros cálculos considerados primordiais para o sucesso da edificação, a quantidade de tijolos, a espessura das vigas de concreto e das barras de ferro, a proporção exata de areia, água e cimento, a profundidade das valetas entre outras situações, pois toda construção vertical deve levar em conta a força horizontal imposta pelo vento. A força imposta pelo vento é de ordem exponencial, pois à medida que dobramos a velocidade do vento, a força é quadruplicada. Essa força tende a desestabilizar a base e quanto mais alto for o edifício maior será a velocidade do vento.
O mais interessante é que existem duas forças atuando no mesmo instante, uma delas está empurrando o prédio e a outra surge puxando o prédio, pois o fluxo de ar em um dos lados gera um vácuo no outro lado. Exemplo:
Além da força do vento agindo sobre o prédio, existe a ocorrência do movimento de oscilação, em razão dos edifícios atuais serem muito leves. Mas esse problema pode ser resolvido com o uso de estabilizadores de concreto muito grande, localizados no topo do edifício.
Estabilizador de oscilações de um edifício
Funcionam através da movimentação contrária à oscilação imposta pela força do vento. Observe:
1ª Lei de Newton - Princípio da Inércia