Leis da refração
Introdução
A refração é um fenômeno óptico que ocorre quando a luz muda de um meio de propagação para outro, por exemplo, ar e água. Porém, isso só ocorre quando o feixe de luz se propaga com velocidade diferente nos dois meios.
Figura 1 O matemático e astrônomo holandês Snell, no século XVII , descobriu uma lei que possibilita calcular o ângulo de refração (θ) e o índice de refração do meio (n). Em sua homenagem essa lei ficou conhecida com Lei de Snell, dada da seguinte forma: n1senθ1 = n2senθ2
Figura 2 Sendo θ1 e θ2 os ângulos de incidência e de refração e n1 e n2 os índices de refração dos meios 1 e 2. O índicie de refração é uma uma grandeza adimensional e pode ser calculado através do quociente entre a velocidade da luz no vácuo, cujo valor é igual a c = 3 x 108 m/s, e a velocidade do meio. Matematicamente podemos escrever: n=c/v Equipamento
⦁ Banco óptico;
⦁ fonte de luz;
⦁ lente cilíndrica;
⦁ mesa de raio e base;
⦁ suportes;
⦁ placa de fendas (slit plate);
⦁ placa de fenda única (slit mask).
http://www.mundoeducacao.com/fisica/a-refracao-luz.htm
Reversibilidade
Introdução O estudo dos fenômenos relacionados à luz é denomidado óptica. A óptica possui três princípicios - 1º Princípio da Propagação Retilínea, 2º Princípio da Independência de raios de luz e 3º Princípio da Reversibilidade da Luz -, sendo o terceiro, abordado no presente experimento. O Princípio da Reversibilidade da Luz, em resumo, a luz é reversível. Por exemplo, se vemos alguém através de um espelho, certamente essa pessoa também nos verá. Assim, os raios de luz sempre são capazes de fazer o caminho na direção inversa.
Figura 1 Já a refração da luz ocorre quando os feixes de luz mudam de velocidade e dedireção quando passam de um meio para outro.
Equipamento
⦁ Banco óptico;
⦁ mesa de raio e base;
⦁ placa de fendas (slit plate);
⦁ placa de fenda única (slit mask);
⦁ fonte de luz;
⦁ suportes;
⦁ lente cilíndrica.