Lei da Refração, Dispersão e Reflexão Interna Total
Lei da Refração, Dispersão e Reflexão Interna Total
---------------------------------------
Universidade Federal do Paraná
e-mail: +++++++++++++++++++++++++
Resumo: O trabalho apresenta as mudanças na direção da luz ao mudar de um meio material para outro, podemos enunciar e provar a Lei de Snell, determinar o índice de refração de diferentes materiais e verificar que os índices de refração são diferentes para cada cor de luz.
Palavras chave: refração, dispersão e reflexão interna.
Introdução
Ao tratarmos o tópico óptica de raios, também conhecido como óptica geométrica, não levamos em consideração o caráter ondulatório da luz, nem sua polarização. Nestas condições, efeitos tais como difração e interferência não se evidenciam.
Entende-se como meio homogêneo aquele no qual o índice de refração não depende da posição, sendo, portanto constante. Note que o meio pode ser simultaneamente homogêneo e anisotrópico, caso comum em cristais, para os quais o índice de refração tem valores diferenciados para distintas direções de propagação da luz. Já no meio não homogêneo, o índice de refração é dependente da posição, em geral devido às flutuações de densidade, temperatura, ou composição química do material.
Na óptica, entretanto, o simples uso de um laser permite a visualização de um dado efeito como função de vários parâmetros, facilitando o aprendizado. Isto se deve principalmente à coerência, monocromaticidade e colimação da luz proveniente deste instrumento, que permitem a observação de fenômenos tais como interferência e difração, nos quais a natureza ondulatória da luz se manifesta claramente. Entretanto, para se chegar ao desenvolvimento deste dispositivo, e de vários outros que são importantes no nosso cotidiano, um longo caminho foi percorrido e este percurso gerou um histórico bastante rico. Alguns aspectos que merecem destaque estão ligados às idéias